quinta-feira, 24 de setembro de 2009

OAB/PI FIRMA PARCERIA PARA CAPACITAÇÃO DIGITAL DE ADVOGADOS

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, reuniu-se na manhã de hoje (21), no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESAPI, com membros do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí– IFPI e representantes da Superintendência do Banco do Brasil com o objetivo de firmar parcerias para a capacitação digital de advogados, bem como a abertura de linhas de crédito para a aquisição de computadores por parte destes profissionais.

          O Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal de Justiça, baseados na Lei nº 11. 419, de 19 de dezembro de 2006, estabeleceram o prazo de três anos para que todos os processos sejam digitalizados. Frente a isso, a OAB/PI busca a capacitação dos advogados para que saibam lidar com a digitalização dos processos, que certamente trará mais celeridade à justiça brasileira.

          A capacitação será ministrada por professores da área de informática do IFPI. O Instituto tem o 10° melhor curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do país, segundo as últimas notas do ENADE.
          O Pró-Reitor de Ensino do IFPI, Paulo Henrique, colocou o Instituto a disposição da Ordem.
“A digitalização dos processos é uma necessidade em nosso país, por isso, estamos colocando toda a estrutura do IFPI a disposição da OAB/PI. É o papel do Instituto contribuir com a sociedade e com a Justiça. Nada mais justo do que ajudar nessa capacitação que faz parte de um processo que certamente só trará benefícios à todos”, disse.

          Outro parceiro é o Banco do Brasil. O Banco deverá fornecer aos advogados linhas de créditos, com juros menores do que os praticados no mercado, para o financiamento de notebooks. Este benefício deverá atender aos cerca de 9.000 inscritos na OAB/PI, entre advogados e estagiários. 

          De acordo com o Gerente de Mercado de Pessoas Físicas da Superintendência do Banco do Brasil, Rômulo Castro, serão fechadas parcerias com fornecedores para que os preços sejam os mais acessíveis possível.

          “Nós entraremos em contato com os fornecedores que atendam a está demanda e que possibilitem a aquisição de um bom material com preços acessíveis. Também buscaremos ir mais além da aquisição do computador. Criaremos um pacote que também venha incluído a certificação digital e moldens 3G de acesso a Internet com tarifas diferenciadas”, explica.

          Durante a reunião, foram formadas duas comissões para que os detalhes da capacitação e do financiamento sejam melhores definidos. A comissão que tratará da capacitação é composta pelo Conselheiro Estadual da Ordem, Cássio Nunes, o membro da comissão dos Novos Advogados, Wilson Gondim, e os advogados Daniel Oliveira e Thiago dos Santos. Com relação à linha de crédito, a comissão responsável é formada pelo Secretário Adjunto da OAB-PI, Nelson Nunes Figueiredo, o Gerente de Mercado de Pessoas Físicas da Superintendência do Banco do Brasil, Rômulo Castro e o gerente do Banco do Brasil, agência Jóquei, Márcio Coelho.

          A reunião para apresentação do projeto será realizada na próxima segunda-feira (28), ao meio-dia, na sede da Ordem. Estiveram presentes na reunião o Presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, o Secretário-Geral, Sigifroi Moreno Filho, os Conselheiros Federais, Marcus Vinicius Furtado Coelho e Walter Alencar, o Conselheiro Estadual, Reginaldo Furtado, os professores do IFPI, Ney Paranaguá e Ricardo Martins.

Nenhum comentário:

ESTÁGIO E EMPREGOS É AQUI