quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OS RISCOS DA FISCALIZAÇÃO A PARTIR DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA


Os riscos da fiscalização a partir da Nota Fiscal Eletrônica
Por Alexandre Atheniense
As empresas e pessoas físicas em Minas Gerais que não recolhem corretamente os seus tributos estarão sujeitas a partir de 2010 a um risco maior do que imaginado. Os fatos tributários realizados até então, podem ser fiscalizados e autuados dentro dos próximos cinco anos, no mínimo. No entanto, no futuro este limite cronológico não mais existirá, pois a tendência, em virtude do contínuo processo de adoção de recursos de tecnologia como instrumento de fiscalização é a adoção de um efetivo monitoramento dos tributos e da fiscalização em tempo real.
A criação de Sistemas de Processamento Eletrônico de Dados – SPED, ou seja a Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Eletrônica de Dados Contábil e Fiscal, pela Receita Federal, estão proporcionando um enorme intercâmbio de dados fiscais em tempo real em vários níveis. Com a implementação da Nota Fiscal Eletrônica Federal / Estadual e Municipal a Fazenda terá o mais eficiente e célere mecanismo de monitoramento, cruzamento de dados e autuação fiscal, sem precisar da visita presencial à sede da empresa para checar os seus livros fiscais.
Os indícios relativos a qualquer irregularidade fiscal passarão a ser coletados pela Receita em formato digital. Como os registros das transações efetuadas serão armazenados via nota fiscal eletrônica, a autuação fiscal ou a eventual tipificação do crime de sonegação fiscal será bem mais rápida, pois elimina-se vários trâmites burocráticos inerentes ao manuseio do papel.
O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, que inclui, dentre outros projetos, a Nota Fiscal Eletrônica no âmbito nacional e a Escrituração Contábil e Fiscal Digital, está sendo implementado progressivamente pela Receita em vários estados e, neste ano passa a vigorar em Minas Gerais. A previsão é que dentro dos próximos três anos todos os dados fiscais estarão intercambiados e à disposição da Fiscalização Federal, Estadual e Municipal.
O SPED é a mais nova estratégia de fiscalização eletrônica do Fisco, deve ser alvo de atenção e reestruturação tributária preventiva de todas as empresas. A partir da implementação obrigatória e completa de sistemas de processamento de dados, que privilegiarão a obrigatoriedade das empresas de aderirem à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e à Escrituração Contábil e Fiscal digital, todas as pequenas diferenças de arrecadação serão facilmente visualizadas, confrontadas e analisadas sem depender de pessoas físicas para fiscalizar internamente cada empresa, o que elimina a corrupção neste campo.
O uso da Nota Fiscal Eletrônica impõe uma mudança cultural e procedimental imediata. Por este motivo é necessário que ocorra uma mudança de postura dos contribuintes na gestão tributária de sua empresa e de sua própria pessoa física, evitando perda de bens pessoais, além da aplicação de multas punitivas que possam inviabilizar a continuidade de algumas atividades empresariais. Afinal, a administração empresarial eficiente é aquela que privilegia a prevenção de riscos pagando corretamente os tributos e gerando lucro.
* Todos os direitos reservados. Os direitos autorais deste blog pertencem à Alexandre Atheniense. Reprodução deste artigo autorizada mediante citação do blog DNT e do nome do autor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Süsse Teens ab 18 live hinter der eigenen livecam.
Willst du sie so richtig rannehmen? Melde dich jetzt gratis an und du bekommst gleich 50 Coins für die cam shows gratis!
Beobachte tabulose [b][url=http://free-teen.org]teen Livecams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so geil.

[url=http://unitedmartialartist.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=7693]Teen Tube[/url]
[url=http://offcampuscircle.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=10565]FreeTeen[/url]
[url=http://schoonheidsforum.be/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12914]Teen Dating[/url]

[url=http://project05.ic.cz/profile.php?mode=viewprofile&u=5364]Live Teens[/url]
[url=http://batle.spsu.ru/tmp/guest/index.php?showforum=37]Teens ab 18[/url]
[url=http://smpn4pakem.sch.id/litbang/forum/index.php?topic=56406.new#new]Free Teen[/url]

http://barkhatcruise.com/images/guest/index.php?showuser=8413 http://bradonline.org/memberlist.php?mode=viewprofile&u=22215 http://ultra-vid.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=298366&sid=70996389ed9af7ae8f8cf72ba2bb7cca sexcam[/url]

ESTÁGIO E EMPREGOS É AQUI