terça-feira, 6 de janeiro de 2009

DISCURSO DE POSSE DO VEREADOR DR. GERALDO É CONTUNDENTE


“O que se busca, o que se pretende, em todas as partes do mundo, é se encontrar um regime político cuja estrutura de poder coloque os interesses da população, acima dos interesses pessoais ou de grupos.
Várias experiências já foram realizadas e a democracia foi, sem duvida, aquela que mais resistiu às adversidades e os embates do dia a dia.
A convivência com os contrários, o respeito para com as minorias, direito ao contraditório e a alternância do poder se constitui nos pilares básicos da democracia representativa.
Quando a intransigência e o desrespeito afloram, a liberdade se encolhe, o arbítrio toma corpo e o poder representativo emudece.
Colegas Vereadores, somos o poder Legislativo, representamos umas das colunas de sustentação do regime democrático e que, irmanado com os poderes Executivos e Judiciários haveremos, com responsabilidade e determinação, de conduzir o nosso povo para o nível de vida compatível com a dignidade humana.
Aqui estamos portadores das mais variadas correntes de pensamento, buscando encontrar um rumo, onde os homens e as mulheres possam viver e conviver com mais harmonia e dignidade.
Aqui estamos exercendo a democracia em sua plenitude.
Aqui estamos em busca de um oriente, de um porto seguro para este Município que se encontrava doente e ameaçado nos seus pilares democráticos, mercê de administrações tacanhas, personalistas e corruptas.
A Cidade estava sendo destruída no seu amor próprio, seus serviços desestruturados e suas finanças alienadas. Ao mesmo tempo em que isto ocorria, a exclusão social se aprofundava com desemprego e subemprego.
A criminalidade se espalhava junto com a miséria; A saúde e a educação deixaram de ser a grande prioridade para se transformar em privilégio de uma pequena minoria.
Infelizmente, por intransigência e ignorância de gestores do passado, a nossa Cidade, caminhando na contra mão da história, viveu momentos de verdadeira insolvência... Hoje, meus senhores e minhas senhoras, o Gestor Público deve ter capacidade para se adaptar ao mundo em constante movimento Deve não só aceitar mas promover estimular O CONTROLE SOCIAL dando, com a sua efetiva participação, a credibilidade que a governança necessita...

Esta casa representa, por definição, o instrumento maior do controle social em nosso Município.
A população de nossa terra, cada vez mais politizada, percebendo o descompromisso de alguns representantes que, no governo ou na oposição, não cumpriram com os seus compromissos, renovou em parte a sua representação legislativa assinalando, desta forma, com clareza, a sua competência em discernir o que é certo e o que é errado.
O nosso Povo conhece se identifica com aqueles que estão em sintonia com os seus anseios e suas aspirações. Esta Casa foi renovada em mais da metade de seus membros sinalizando o desagrado de nosso povo com o seu baixo desempenho.
A alternativa do poder, nos Regimes Democráticos, se constitui em poderoso instrumento de correções das distorções, dos desvios de comportamento e da falta de compromisso.
O principio é, este: cumpriu os compromissos assumidos fica, caso contrário, é substituído, nem mais, nem menos. É mudando o que não serve, é mudando os oportunistas, é mudando os que traíram confiança do povo, que a DEMOCRACIA se renova e se engrandece.
O nosso Município vivia há muito tempo na contra mão da estrada da Democracia, estamos pagando muito caro, por este período de escuridão, onde a falta de credibilidade e representatividade, nodaram o nosso passado político maculando, sem piedade, os pilares sagrados da Democracia.
Meus senhores, minhas senhoras, caríssimos Vereadores aqui presentes, é chegado à hora do basta, é chegada a hora do ponto final, é chegada à hora de dizer não às arbitrariedades, a prepotência e a arrogância. A hora é do bem comum, da confraternização.
A nossa proposta é de mudança com responsabilidade, a nossa proposta, que é a proposta da maioria dos luzilandenses, é de que se busque alternativas, é que se estabeleça, em definitivo, uma relação mais digna e respeitosa entre o poder público e o cidadão.
Já não basta apenas o tapinha nas costas da eleição, é necessário, sobretudo, muita ação, muito trabalho e seriedade.
Vamos levantar a bandeira da dignidade da decência e da solidariedade.
Palmas para o povo de Luzilândia. "

DISCURSO PROFERIDO PELO VEREADOR DA CIDADE DE LUZILÂNDIA

DR. GERALDO RIBEIRO PINTO

Nenhum comentário:

ESTÁGIO E EMPREGOS É AQUI