segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PROCURADOR GERAL DO ESTADO DO PIAUÍ É AMEAÇADO


Delgados insatisfeitos com modificações feitas na Constituição Estadual em relação ao preenchimento do cargo de delegado teriam ameaçado o procurador-geral do Estado, Plínio Clerton. Como medida preventiva, o procurador reforçou sua segurança pessoal e reúne-se no início dessa semana com o secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios, para pedir auxílio ao aparato de segurança do Estado.
O procurador cogita a possibilidade de acionar entidades de segurança nacionais, a Procuradoria da República e a Associação Nacional dos Procuradores e Colégio Nacional dos Procuradores Gerais.
De acordo com o Plínio Clerton, um assessor do alto escalão do Governo do Estado teria recebido “um recado” de dois delegados a ser enviado ao procurador.
Os delegados teriam afirmado que Clerton deveria ter cuidado, caso contrário seria pego. “Falaram que tomaria algumas ações contra mim, blitz, ações policiais, que vasculhariam minha casa”, contou o procurador.
Essa é a primeira vez que Plínio Clerton sofre esse tipo de ameaça desde que foi nomeado procurador-geral do Estado, em 2003. “Particularmente, eu não acredito que isso passe de ameaças. Isso é coisa de alguém sem noção das coisas. É inconcebível um servidor do Estado utilizar o poder que o Estado lhe dá para atacar um outro gestor.
“Isso não existe em um Estado de Direito democrático”, disse Plínio Clerton. Apesar de afirmar não acreditar na concretização das ameaças, Plínio Clerton pedirá ajuda da Secretaria Estadual de Segurança Pública e cogita a possibilidade de denunciar o caso à Procuradoria da República e à Associação Nacional dos Procuradores e Colégio Nacional dos Procuradores Gerais. “Vou me precaver. É muito improvável que façam algo contra um procurador-geral de Estado, mas como fiquei sabendo das ameaças, não vou me calar. Nem o boato deveria existir. Você não pode ameaçar alguém por estar cumprindo seu trabalho”, contou. “Sei que delegados são pessoas competentes, esclarecidas, de cultura elevada e que não fariam isso”, acrescentou o procurador, afirmando que no Piauí não há mais crime organizado e que por isso as ameaças não se cumpririam.

Nenhum comentário:

ESTÁGIO E EMPREGOS É AQUI