terça-feira, 14 de abril de 2009

DR. NAZARENO REIS MANDA PREFEITO DEVOLVER CARRO QUE COMPROU ILEGALMENTE


A Justiça Federal anulou ato e abriu processo de cassação por improbidade administrativa contra o prefeito de Várzea Grande, Luís Nunes Ribeiro Filho (PSB). Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal de utilização indevida de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) na compra de uma caminhoneta modelo Hilux com dinheiro de uso exclusivo da educação para utilização pelo Gabinete do Prefeito.
A utilização do veículo foi considerada ilegal e, por isso, Luís Filho foi condenado pelo juiz da 1ª Vara da Justiça Federal no Piauí, Nazareno César Moreira Reis, a devolver o carro.
Segundo a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, através do procurador Kelston Pinheiro Lages, Luís Filho comprou, ainda em 2005, uma Hilux no valor de R$ 114.800 com recursos exclusivos para a Educação, através do Fundef e passou a utilizar o carro como se fosse do Gabinete do Prefeito.
Para tentar “legalizar” o negócio, o prefeito conseguiu fazer com que a Câmara Municipal de Várzea Grande – onde, à época, contava com apoio irrestrito de oito dos nove vereadores - emitisse uma autorização de doação do automóvel da Secretaria de Educação para o seu Gabinete.

Alertado pela Promotoria de Justiça local, por se tratar de recursos federais, o Ministério Público Federal promoveu a ação. Em sua defesa, o prefeito alegou que a utilização do veículo estava de acordo com a finalidade exigida.
No entanto, moradores de Várzea Grande asseguraram que a Hilux serve ao Gabinete do Prefeito, sendo comum o transporte do gestor, de familiares e aliados políticos para eventos na cidade e em outros municípios.
Talvez por isso um fato tenha chamado a atenção do Ministério Público Federal: a quilometragem do carro. Em 14 meses de uso, o veículo rodou 47.763km, o que dá uma média de 3 mil km por mês. Todo o município de Várzea Grande possui apenas, aproximadamente, 240 Km2 quadrados de área.
Além disso, a maior distância a ser rodada dentro do município, de um povoado mais distante ao outro, não chega a 40 Km. O povoado mais distante da sede, por exemplo, dista dela apenas 20 Km.

Nenhum comentário:

ESTÁGIO E EMPREGOS É AQUI